Este prato decorativo da marca Martan, com diâmetro de 27,5 cm, é um exemplar de faiança portuguesa de meados do século XX, possivelmente produzido entre as décadas de 1960 e 1970.
Destaca-se pelo bordo ricamente ornamentado em relevo floral, trabalhado em tons verde-esbatido com realces acobreados, conferindo textura e sofisticação. No centro, apresenta uma cena campestre com duas jovens, uma sentada e outra ajoelhada junto a um cesto de frutos e flores, evocando os temas clássicos de colheita e vida rural, muito apreciados neste período.
Na base, encontra-se a inscrição “MARTAN 547/10”, correspondente à marca e modelo.
- Diâmetro: 27,5 cm
- Materiais: Faiança vidrada com relevo e pintura transferware.
- Origem: Portugal, Martan, década de 1960/70.
- Estado de conservação: Peça em bom estado geral, com pequenas falhas no vidrado e zonas ligeiramente baças, sinais típicos da idade e uso decorativo, sem fissuras nem lascados.
Sobre o estado da peça: As falhas no vidrado e as zonas baças referidas são relativamente comuns em peças Martan deste período, por desgaste natural do uso decorativo e pela própria técnica de aplicação vidrada que, com o tempo, pode perder uniformidade. Não comprometem a integridade da peça
Sobre: A Martan foi uma das marcas de faiança decorativa que operou em Portugal sobretudo entre as décadas de 1950 e 1970, com grande enfoque em pratos decorativos, peças de parede e cerâmica ornamental em relevo com acabamentos vítreos e motivos românticos ou campestres. Estes pratos eram muito populares no pós-guerra, numa altura em que se valorizava o acessório decorativo acessível, mas com forte presença visual.










